Como saber se uma marca já existe?

Como saber se uma marca já existe?

Saber se uma marca já existe e está registrada é uma dúvida enfrentada por muitos empreendedores. Afinal, o que todo empresário quer é garantir que o seu negócio seja único e exclusivo.

Um passo fundamental para resolver esse dilema é saber se a marca desejada está ou não registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Isso porque no Brasil, é somente com esse registro que o empreendedor garante exclusividade sobre o uso de uma marca em todo território nacional.

Nesse artigo vamos apresentar um guia completo para realização dessa consulta de disponibilidade no banco de dados do INPI, a fim de saber se uma marca está registrada ou disponível para registro.

O que é o registro de marcas no INPI?

O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) é o órgão responsável por registrar e assegurar os direitos de propriedade industrial no Brasil.

O registro de marcas é um processo onde se solicita a proteção de um sinal distintivo (nome, logo, símbolo) de um produto ou serviço. Ao obter o registro, o titular ganha o direito exclusivo de uso da marca em seu segmento de atuação por um prazo de 10 anos, prorrogável pelo mesmo período, quantas vezes for de interesse do empreendedor.

O Registro de Marca no INPI é, portanto, um passo fundamental para o empreendedor que pretende ingressar no mercado e crescer no seu segmento sem abrir mão da segurança e exclusividade da sua marca (nome, logo e símbolos).

Passo a passo para saber se uma marca já é registrada

Para saber se uma marca já existe e está registrada no INPI basta seguir o passo a passo abaixo:

Consulta ao Banco de Dados do INPI

  • Acesse o portal de consultas ao banco de dados do INPI
  • Clique na opção “Marca”
  • No menu superior “consulta por”, selecione a opção “Marca”
  • No campo “tipo de pesquisa”, recomendamos a utilizaçao do seletor “exata” para gerar resultados de buscas mais específicos
  • No campo “Marca” escreva o nome da marca que você pretende saber se está disponível ou não
  • No Campo “Clasificação de NICE”, recomenda-se manter em branco, a menos que você tenha familiaridade com a listagem das classes e pretenda fazer uma pesquisa específica para um segmento de serviço ou produto
  • E pronto, basta clicar em “Pesquisas” para eximir os resultados de buscas
  • Se no campo “situação” aparecer o símbolo de registro, significa que a marca resultante da pesquisa possui registro vigente no INPI:
registro de marca inpi passo a passo - Consulta banco de dados inpi
registro de marca inpi passo a passo - Um Guia completo para registro de marcas

O que fazer se a marca já estiver registrada?

Identificou que já existe uma marca registrada com o mesmo nome que a sua? Calma, nem tudo está perdido e a gente explica: 

Verifique a classe do registro

O registro de marcas no INPI é dividido em 45 classes, dentre produtos (classes 1 a 34) e serviços (classes 35 a 45). As classes são categorias criadas pelo próprio INPI para identificar diferentes segmentos de serviços e produtos. 

Se você identificou uma marca com o mesmo nome que a sua, é necessário saber se a classe em que ela está registrada é a mesma a qual você pretende e precisa registrar a sua marca. Com isso, você vai esbarrar em duas hipóteses:

A marca registrada é do mesmo segmento de mercado que o seu?

Se a marca estiver registrada em uma classe correspondente a que você pretendia registrar a sua, não há muito o que ser feito! Uma alternativa é entrar em contato com o titular do direito e solicitar a concessão da marca. Se não houver acordo, você, muito provavelmente, terá que conceber uma nova marca e identidade. 

A marca registrada é de um segmento diverso?

Agora, se a marca estiver registrada em uma classe (frente comercial) distinta daquela que você pretende atuar ou já atua, não há obstáculo para o seu registro! 

A razão disso é simples: o INPI impede o registro de marcas conflitantes em um mesmo segmento, que possam causar confusão ao consumidor. Mas a existência de marcas de mesmo nome em segmentos diferentes é totalmente viável. 

Inclusive, você muito provavelmente conhece marcas que possuem o mesmo nome, mas que coexistem justamente pois são de segmentos totalmente distintos. É o caso, por exemplo, da Revista Veja e da Veja Produtos de Limpeza

Portanto, mesmo que você identifique uma marca idêntica a sua, ainda há possibilidade de registro.

Mas atenção: é extremamente importante saber selecionar as classes corretas para registro a fim de que haja efetiva proteção a sua marca. Se você tem dúvidas sobre quais são as suas classes de registro, consulte uma empresa de registro de marcas para lhe assessorar!

Qual a importância de registrar uma marca

A marca é um dos ativos mais valiosos de um negócio. Por isso, é essencial que o empreendedor registre a sua marca para proteger e consolidar sua presença no mercado com segurança. Abaixo você confere os principais motivos para fazer o registro de marca no INPI: 

1. Garantir o uso exclusivo da sua marca

Ao registrar sua marca o empresário obtém a titularidade e os direitos exclusivos de uso desta em todo território nacional. Isso impede que outras pessoas se apropriem da marca registrada sem permissão, evitando confusões no mercado e eventuais prejuízos financeiros.

2. Assegurar o seu investimento no empreendimento

Já pensou perder toda sua identidade visual, suas redes sociais, o domínio do seu site e todo seu material de marketing e branding por uso indevido de marca? Ruim, não é? Mas é exatamente isso que acontece se alguém registrar sua marca antes de você e exercer os direitos de uso exclusivo. Com o Registro de Marca logo no início da jornada empreendedora, o empresário assegura que isso não ocorrerá.

3. Exercer o direito de oposição contra infratores

É somente com o registro no INPI e com a titularidade sobre a marca que o empreendedor pode tomar medidas judiciais para impedir que outros utilizem sua marca sem autorização, dando efetiva proteção para o seu negócio. 

4. Ampliar as possibilidades de negócios

Para os empreendedores que pretendem criar um negócio expansivo e escalável, através dos modelos de franquia e licenciamento, o registro de marca é indispensável, pois é uma etapa obrigatória para essas estruturas de negócio. Portanto, se você tem isso como meta, registre sua marca! 

Uma alternativa: Pesquisa de Viabilidade de Registro da Conex

Achou complexo o processo? Não sabe quais as classes necessárias para proteger a sua marca? Tem medo de tomar decisões equivocadas? Então conte com a Conex para sanar suas dúvidas. 

Solicite uma pesquisa de disponibilidade de registro de marcas, que nossos especialistas executam uma varredura detalhada sobre a atual situação de disponibilidade da sua marca e repassam para você!

Conclusão

O registro da marca é essencial para garantir sua exclusividade e proteção. Antes de investir na sua marca, consulte o INPI para certificar-se de que ela é única.

Se já existir um registro, veja em qual segmento (classe) ela foi registrada e avalie suas opções. E lembre-se: quanto antes registrar, mais protegida sua marca estará!

Ficou com alguma dúvida sobre registro de marca? Precisa de suporte para registrar? Então consulte nossos serviços e proteja o principal ativo da sua empresa!

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Sobre a Conex

A Conex Marcas é uma solução ágil e confiável para empreendores que querem destacar o nome do seu negócio no mercado com a segurança que só o registro de marcas garante. 

Conte com o suporte de uma assessoria especializada para assegurar seu principal ativo: a sua marca! 

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